quarta-feira, 2 de março de 2011

[São Paulo] 26/fev - Ataque de skinheads na Jornada Anti-Fascista

O último dia de atividades da Jornada Anti-Fascista 2011, organizada pelo Movimento Anarcopunk de São Paulo, foi marcado pelo ataque de um grupo de cerca de 10 skinheads nas imediações da Praça da Sé.

dsc02420Pela manhã foi organizado um ato público contra o fascismo na Praça da República, e um dos skinheads agressores (foto ao lado - clique para ampliar) já havia feito uma saudação nazista para os manifestantes quando por ali passava.

Durante a tarde, no Espaço Ay Carmela, acontecia uma atividade com bandas e denúncias contra o fascismo e a intolerância quando nas proximidades ocorreu a agressão. 4 companheiros foram feridos com facadas no braço, barriga e cabeça; um deles sofreu perfuração no crânio e foi submetido a cirurgia. Cabe ressaltar também que um dos agredidos é deficiente físico.

28_mhg_sp_skinForam detidos pela polícia 5 skinheads com punhais, soco inglês, machadinha, espingarda de chumbinho, e facas - uma delas com inscrições nazistas. Os 5 skinheads foram levados para o 1 DP, na Liberdade, e segundo a polícia dois deles já possuem antecedentes criminais.

pilantra1Os skinheads Jorge Gabriel Gonzales, Milton Gonçalves do Nascimento Júnior, ambos de 20 anos, Raphael Luiz Dierings, de 18 e Rogério Moreira, de 23 foram presos em flagrante. O menor, que tem 17 anos, foi encaminhado à Fundação Casa.

Há algumas semanas atrás skinheads nazistas também haviam pixado uma suástica em frente ao espaço Ay Carmela.

Fica mais uma vez evidente a necessidade urgente de um combate efetivo a ação violenta destes grupos skinheads. Este tipo de violência contra anti-fascistas, negros/as, nordestinos/as, imigrantes e outros/as é cada vez mais recorrente e não pode ser encarado como “briga entre gangues”, como muitas vezes a imprensa insiste em noticiar, e muito menos como casos isolados e sem relevância. Tem de ser combatidos com toda a força e amplamente discutidos e problematizados. Minimizar a gravidade deste tipo de ação fascista que ocorre há tempos em todo o mundo atingindo uma série de grupos é fechar os olhos para um problema que coloca em risco a liberdade de todos/as nós!

Todo apoio e solidariedade aos companheiros e força na luta anti-fascista!

AVANTE @S QUE LUTAM, NEM UM PASSO ATRÁS!

Novas informações serão postadas no site. > anarcopunk.org/antifa | anarcopunk.org/noticias

dsc02417

Veja outras matérias na mídia:

CMI - http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2011/02/487470.shtml

Terra - http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4964672-EI5030,00.html

Estadão - http://blogs.estadao.com.br/jt-seguranca/cinco-skinheads-sao-presos-apos-agressao/

R7 - http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/seis-possiveis-skinheads-sao-presos-por-agressao-na-se-20110226.html

Folha - http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/881638-skinheads-sao-presos-apos-agredir-pessoas-no-centro-de-sp.shtml

Globo News- http://video.globo.com/Videos/Player/0,,GIM1446544-7759-SKINHEADS+SAO+PRESOS+DEPOIS+DE+AGREDIR+CONVIDADOS+DE+UMA+FESTA,00.html

Um comentário:

  1. Daniel xMUEDORx [A//E]4 de março de 2011 19:36

    Realmente são casos que não podem ser tratados como "sem importância". Os NeoNazi ja tem um histórico bem sangrento, para simplesmente serem ignorados. Agora, diga aí - se Hitler fosse vivo, e esses skins ae particularmente, dessem de cara com ele... Num sei se ia rolar simpatia não, viu? Haha! Ótima matéria. Todos esses caras devem ser denunciados e punidos!

    ResponderExcluir