O soldado e analista de inteligência do exército dos EUA, Bradley Manning, está preso, desde Maio, por supostamente ter vazado o vídeo "Assassinato Colateral" e outros documentos secretos do exército para o site Wikileaks. Bradley foi transferido da prisão militar no Kuwait para a Base Quantico Marine Corps Base, no estado de Virginia, EUA.
Pessoas de diversas partes do mundo estão trabalhando para formar uma rede de apoio ao soldado. Este grupo de indíviduos, veteranos contra as guerras, organizações etc. formaram a Rede de Apoio a Bradley Manning. A Rede conta com o apoio do site Wikileaks.org e vem trabalhando junto com parentes de Bradley para conseguir os melhores advogados civis para ele e também um fundo de defesa para cobrir gastos com o processo.
"Se Manning é a fonte do vídeo, então ele fez o que tinha que fazer para expor um possível crime de guerra. Então, independente disso, ele está preso injustamente e nós queremos fazer o possível para apoiá-lo", disse Jeff Paterson, Diretor do Projeto Courage to Resist (Coragem de Resistir) que apoia militares opositores à guerra. O próprio Jeff Paterson foi o primeiro soldado a recusar-se a lutar na Guerra do Golfo no Iraque em 1990. "Eu sei, da minha experiência trabalhando com objetores militares, que o apoio público e a equipe certa de defesa civil pode ser a diferença entre receber baixa e anos na cadeia".
No dia 27 de Julho, a Rede publicou um comunicado de imprensa avisando que apartir daquele dia estariam recebendo doações para o fundo de defesa de Bradley. A estimativa de quanto eles precisam é de entre US $80.000 à US $200.000 para cobrir taxas legais e despesas necessárias para montar uma defesa vigorosa em nome de Bradley. Para fazer doações visite: Courage to Resist.
A Rede também está trabalhando em conseguir apoio internacional para o caso. Para isso é muito importante a ajuda com traduções do Inglês para outras línguas. Interessados envie um email para toya_@_linefeed.org (tire o '_' antes e depois do arroba). Se você quiser apoiar Bradley Manning, coloque no seu site o banner publicado neste editorial, você pode fazer com que a imagem seja um link para a página de doações.
Mesmo com todo esse trabalho sendo feito, a Rede de Apoio a Bradley Manning e a Wikileaks vem sofrendo ataques por parte de Adrian Lamo e outros sites na Internet. Pubicações falando que Bradley Manning tinha sido abandonado pela Wikileaks, de que não havia uma defesa para o soldado ou sugerindo que ambos os grupos estavam querendo 'mamar' doações são factóides criados para tentar atacar a imagem da Wikileaks e prejudicar Bradley. Leia a carta pública de Jeff Paterson, do Projeto Courage to Resist responsável por receber as doações, respondendo algumas dessas acusações: Fundo de Defesa do Bradley Manning - Perguntas e Respostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário