Pela manhã foi organizado um ato público contra o fascismo na Praça da República, e um dos skinheads agressores (foto ao lado - clique para ampliar) já havia feito uma saudação nazista para os manifestantes quando por ali passava.
Durante a tarde, no Espaço Ay Carmela, acontecia uma atividade com bandas e denúncias contra o fascismo e a intolerância quando nas proximidades ocorreu a agressão. 4 companheiros foram feridos com facadas no braço, barriga e cabeça; um deles sofreu perfuração no crânio e foi submetido a cirurgia. Cabe ressaltar também que um dos agredidos é deficiente físico.
Foram detidos pela polícia 5 skinheads com punhais, soco inglês, machadinha, espingarda de chumbinho, e facas - uma delas com inscrições nazistas. Os 5 skinheads foram levados para o 1 DP, na Liberdade, e segundo a polícia dois deles já possuem antecedentes criminais.
Os skinheads Jorge Gabriel Gonzales, Milton Gonçalves do Nascimento Júnior, ambos de 20 anos, Raphael Luiz Dierings, de 18 e Rogério Moreira, de 23 foram presos em flagrante. O menor, que tem 17 anos, foi encaminhado à Fundação Casa.
Há algumas semanas atrás skinheads nazistas também haviam pixado uma suástica em frente ao espaço Ay Carmela.
Fica mais uma vez evidente a necessidade urgente de um combate efetivo a ação violenta destes grupos skinheads. Este tipo de violência contra anti-fascistas, negros/as, nordestinos/as, imigrantes e outros/as é cada vez mais recorrente e não pode ser encarado como “briga entre gangues”, como muitas vezes a imprensa insiste em noticiar, e muito menos como casos isolados e sem relevância. Tem de ser combatidos com toda a força e amplamente discutidos e problematizados. Minimizar a gravidade deste tipo de ação fascista que ocorre há tempos em todo o mundo atingindo uma série de grupos é fechar os olhos para um problema que coloca em risco a liberdade de todos/as nós!
Todo apoio e solidariedade aos companheiros e força na luta anti-fascista!
AVANTE @S QUE LUTAM, NEM UM PASSO ATRÁS!
Novas informações serão postadas no site. > anarcopunk.org/antifa | anarcopunk.org/noticias
Veja outras matérias na mídia:
CMI - http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2011/02/487470.shtml
Terra - http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4964672-EI5030,00.html
Estadão - http://blogs.estadao.com.br/jt-seguranca/cinco-skinheads-sao-presos-apos-agressao/
Folha - http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/881638-skinheads-sao-presos-apos-agredir-pessoas-no-centro-de-sp.shtmlGlobo News- http://video.globo.com/Videos/Player/0,,GIM1446544-7759-SKINHEADS+SAO+PRESOS+DEPOIS+DE+AGREDIR+CONVIDADOS+DE+UMA+FESTA,00.html
Realmente são casos que não podem ser tratados como "sem importância". Os NeoNazi ja tem um histórico bem sangrento, para simplesmente serem ignorados. Agora, diga aí - se Hitler fosse vivo, e esses skins ae particularmente, dessem de cara com ele... Num sei se ia rolar simpatia não, viu? Haha! Ótima matéria. Todos esses caras devem ser denunciados e punidos!
ResponderExcluir