quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

[Brasil; Bahia] Ativista relata protestos contra aumento da passagem de ônibus em Barreiras

Desde o final das eleições, já era esperado o aumento da tarifa de ônibus em Barreiras, pois tem sido uma prática constante do empresário do transporte, solicitar aumento sempre após as eleições, fazendo com que toda a população usuária desse serviço de péssima qualidade, pague pelos "investimentos" nas campanhas.
Dito e feito, após as eleições, a prefeita Jusmari encaminhou um Projeto de Lei (PL) objetivando "reajustar" a tarifa para imorais R$ 2,05. Não bastasse isso, chegando à Câmara Municipal, começou a tramitar no dia 16 de novembro.
Desde essa data, começou uma forte inquietação de diversos segmentos, mas principalmente de estudantes sobre esse aumento, bem como em relação à imoralidade do transporte público coletivo funcionar SEM LICITAÇÃO. A partir daí, foi só ação.
Após manifestações de ruas, panfletagens, acompanhamento de sessões da Câmara, entrevistas na imprensa e ampla publicidade sobre o aumento (que seria votado na calada da noite), a votação que seria na terça, 30 de novembro, não ocorreu, pois o PL foi retirado de pauta. De lá pra cá, muitas coisas aconteceram nesse cenário.
Na quarta-feira, 8 de dezembro, os vereadores aprovaram o aumento, sem o menor pudor, após um recesso de 15 minutos para entrar em consenso sobre o valor da tarifa.
A Câmara estava com um lado das galerias repleto de estudantes munidos com cartazes e faixas, e do outro lado um pequeno grupo de trabalhadores/as do transporte coletivo (motoristas e cobradores/as) solicitando o aumento da tarifa para reajustar seus salários e cestas básicas, munidos de um grande cartaz de papel madeira.
Diante das diversas vozes que gritavam, contrárias ao que estava prestes a acontecer, apenas ignoravam. Faziam ali o que fazem com o povo que dizem representar: não consideram. Mostraram majoritariamente, mais uma vez, a quem servem (empresários) e para que servem (manutenção da ordem injusta).
Aprovaram, com apenas dois votos contra, o aumento da passagem para R$ 1,80. Obviamente não ficaria por isso mesmo.
Cientes de que o transporte está irregular e de que o aumento feria a recomendação do promotor Eduardo Bittencourt, na sexta-feira, 10 de dezembro, houve um grande protesto estudantil em frente à UNEB e CETEP, na região do Atacadão.
Organizados, estudantes do CETEP, UFBA e UNEB, juntamente com o Movimento Punk de Barreiras, paralisou 15 ônibus durante três horas, numa demonstração de combatividade
imensa, frente ao sol escaldante do meio dia até às três horas da tarde e nem mesmo uma garoa espantou os/as manifestantes.
Assim que a polícia chegou, agiu com truculência, mas mesmo assim os manifestantes não
arredaram pé, nem se intimidaram diante das várias ameaças recebidas.
A imprensa foi avisada do que acontecia, dos protestos contra o aumento. Depois de mais de uma hora e insistência, a Rádio Vale apareceu e foi de fundamental importância para que ninguém apanhasse da polícia; apareceram os jornais Novoeste, A Tarde e ZDA; a TV Oeste, afiliada da Rede Globo-Bobo de Comunicação não quis ir, numa clara opção de não mostrar ao restante do povo que podemos nos movimentar, nos desacorrentar, acordar e lutar. A TV não queria mostrar esse LINDO EXEMPLO para o velho oeste da Bahia.
Essa semana tem mais! A luta continua...
Um libertário na luta

Texto tirado da Agência de Notícias Anarquistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário