terça-feira, 22 de setembro de 2009

Underground Hoje em Cruz das Almas -BA

Foto tirada no primeiro House of Fear (da direita pra esquerda: Dinho Batera, Rodrigo, Guttinho-Gatinho, Dinho, e Eu)


Este post foi criado com o intuito de rebater as palavras de um dos organizadores do Rock in SAJ 6, com as quais ele afirma que o underground aqui, em Cruz, morreu.

Cruz é uma cidade pequena, onde vive 58.293 habitantes (dados de 2006). Conhecida como "Cidade Universitária" por ser sede da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB.

Moro aqui desde 2007. Não gosto daqui. Não gosto do modo das pessoas daqui pensarem. Umas das poucas coisas que Cruz me dá são ótimos amigos: Dinho, Gutto, Sara, Neto, Láis, Rodrigo, Dinho Batera, Ernando, Diogo, Nailton, Fábio, Edson, Claudio, Leila, Jéssica, entre outras pessoas que fazem eu ser o que sou. Vivo por essas pessoas, faço tudo por essas pessoas. A grande maioria não nasceu aqui. O que me prova que realmente somos produto do meio em que vivemos.

Assim, deixo claro que eu não tô nem aí pra "Cruz das Almas" e sim pros amigos que conquistei aqui.

Foi também nessa cidade que tive o primeiro contato com o movimento underground, principalmente o "punk".

Eu era uma pessoa preconceituosa, "sem noção". Hoje, sou apenas "sem noção". Esse preconceito foi desenraizado graças a Dinho, uma das pessoas mais sensacionais que eu conheci na minha vida. Suas conversas me ajudaram muito.

Além de escrever nesse blog, ele também vocal da Exclusos, banda de anarkopunk (acho mais Crust do que Punk mas tudo bem ), 1º banda punk que tive contato "ao vivo"(alem da Exclusos, Cruz ainda tem bandas em atividade como Unprosperity, Religari, Furgari Urbis, BloodSeeker, Radiassonica, sem falar nas que estão paradas por um tempo, como a Eyes of Fear, [A]taqu[E], Lost in Hell, entre outras; que repressenram bravamente a cultura anti-popular da cidade).

Nesse ano, minha amizade com ele aumentou bastante, assim tive mais contato com a cena under daqui.

Vou colocar os flyers e algumas fotos dos eventos desse ano, a partir de Maio, todos organizados por ele:


House of Fear


II House of Fear

III House of Fear

União e Resistência

Isso sem contar os eventos que não tiveram Flyers, como por exemplo o Roça´n Roll in Cruz.

Todas sem censura, onde o respeito ao próximo é considerado em todo momento; e se você prestar atenção, nenhuma foi cobrada a entrada, fazendo assim, uma cidade onde é conhecida como "do Forró" também se chamada de "Cruz: a cidade do Rock"

O underground não é sustentado apenas por música, e sim por atitudes cheias de ideais. Umas dessas atitudes é esse blog, onde que em uma conversa com ele, sugeri a criação de um blog onde poderiamos expor nossas visões políticas. Assim como eu, Dinho é uma pessoas que luta por o que quer e contra o que acha errado. Fomos a manifestação contra a implantação da termoelétrica em uma cidade vizinha, como você já deve ter lido o texto sobre isso aqui no blog.
(Dinho e Eu contra a Termoelétrica)


Desse jeito, claramente, o underground daqui não morreu e nunca morrerá!

4 comentários:

  1. Infelizmente existem pessoas que falam sobre um assunto que não sabe(no caso em questão sobre o cenário underground de Cruz)acho que nunca foram aí....e você meu caro deu uma excelente resposta......Parabéns,eu bato palmas para você!!!


    Levante,ACORDE e Lute!!

    CIL

    ResponderExcluir
  2. Valeu Cil!

    Entre em contato com a gente, mande seu email, ou adicione meu msn: bayhano@hotmail.com


    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Pow man gosteiii do post !!!
    é isso aii pessoas criticam sem conhecer, isso é foda

    ResponderExcluir
  4. Éh isso msmo, o rock em Cruz não morreu n. E msmo se tivesse poucas pssoas no rock em Cruz das Almas (Q n éh o caso), onde tiver luta por justiça e liberdade haverá "rock" .
    PS:Lucas, vc está entre as pssoas q mais gosto e admiro, e vc sabe disso. Bjão

    ResponderExcluir