terça-feira, 20 de outubro de 2009

AUTO-DEFESA, AÇÃO DIRETA E INSURREIÇÃO


Para construirmos um novo mundo temos que destruir o velho, ou então correremos o risco de cedo ou tarde sermos engolidos novamente pelo sistema. A ação direta, o que inclui a sabotagem, exerce aqui um importante papel, e o insurrecionalismo nos inspira com a atmosfera do conflito permanente contra esta ordem. Obviamente construirmos uma realidade autônoma significa um forte ataque contra este sistema de dominações. Porém, é necessário igualmente um ataque contra as manifestações e estruturas físicas da civilização, assim como desenvolvermos também uma capacidade de auto-defesa de nossa autonomia.

Auto-Defesa:
Precisamos construir uma cultura de auto defesa, as artes marciais e esportes como parkour podem nos oferecer boas informações . A auto defesa é exigida em diversas situações, desde um simples passeio pelas ruas onde podemos ser surpreendidos por otários fascistas, até mesmo quando fugimos da policia, caso sejamos pego de surpresa numa ação direta, ou então numa manifestação, e quando corremos risco de despejo em nossas ocupações. Este é um tema em aberto, e ainda pouco debatido e praticado por aqui no Brasil. Porém de importância vital


Ação Direta:
A ação direta na verdade é uma forma de auto defesa, mas digamos que é uma auto defensa 'ofensiva' . por exemplo, incendiar as instalações, maquinários e ferramentas de uma futura construção (uma rodovia ou hidrelétrica por exemplo) que irá devastar uma grande área de floresta e prejudicar aldeias indígenas é um ato de auto defesa, mas também é um ataque.
Grupos clandestinos sob a sigla da ALF (animal liberation front) e ELF (earth liberation front) são alguns exemplos de ação direta que utilizam a sabotagem e danos materiais e econômicos como forma de impedir as práticas que tem arruinado o planeta, matando e humilhado os animais. a ALF e ELF não possuem líderes, nem organizações formais, sede etc, qualquer um pode agir em nome destas siglas para sabotar aqueles que destroem a terra e denunciar tais práticas.


Insurrecionalismo:
O insurrecionalismo é uma perspectiva que visa identificar as dominações e atacar, sem esperar uma crítica pura, final e verdadeira. Insurrecionalismo é o conflito permamente contra esta ordem , visando a destruição do sistema e a retomada imediata do controle de nossas próprias vidas, de acordo com nossos desejos e afinidades. O insurrecionalismo também visa criar uma atmosfera ou um momento de revolta generalizada contra a ordem dominante.

Fonte: Erva Daninha

Um comentário:

  1. gosto em encontrar uma imagem duma banda em que toquei (a debaixo) neste blog porreiro!

    força para tudo...

    ja agora a banda era esta...

    http://www.soundclick.com/bands/default.cfm?bandID=276873

    violencia violeta

    ResponderExcluir