terça-feira, 20 de outubro de 2009

UMA INTRODUÇÃO A ANARQUIA (Talvez você seja anarquista e nunca soube disso)


Uma breve e acessível introdução as idéias e práticas anarquistas.
(nota: este panfleto não tem a intenção de definir e delimitar o que é a anarquia. Este panfleto não é um manifesto anarquista, muito menos representa a opinião dos anarquistas em geral, é uma tentativa de compartilhar as perspectivas e a luta anarquista entre todos aqueles interessados em fazer deste mundo um lugar melhor).

Algumas palavras sobre Anarquia:
- A anarquia é uma existência livre de qualquer forma ou prática de dominação.
- Anarquia basicamente significa "sem governo", porém não significa apenas a ausência e a rejeição de governo, significa também a rejeição de qualquer forma de hierarquia, dominação, poder e autoridade.
- A anarquia foi basicamente o modo de vida na qual a humanidade viveu durante a maior parte de sua existência ( cerca de 99% da história humana ).
A cerca de dez mil anos atrás, grupos humanos começaram a trocar uma existência livre e em comunhão com a natureza por uma existência tóxica, infeliz, opressiva, violenta e alienada. Este modo de vida baseado no sedentarismo, na agricultura intensiva, na domesticação de animais e da natureza, na opressão da mulher, na divisão de trabalho, na hierarquia, no controle e exploração dos indivíduos e comunidades começou a se espalhar pelo mundo, um modo de vida que tem se espalhado pelo mundo até hoje. O capitalismo tecnológico é a atual manifestação desse modo de vida, uma modo de vida que está levando o planeta e seus habitantes à destruição.
- O anarquismo ou os anarquistas não oferecem nenhuma utopia ou ideal de sociedade. O anarquismo almeja uma existência livre de autoridades, governos e em harmonia com a natureza. Vários caminhos para uma existência livre, que se manifesta em diversas formas, podem ser tomados. A diversidade das formas, das iniciativas e da construção de uma existência anarquista é de extrema importância.
- Uma existência livre de obrigações sem sentido e tarefas que não nos interessam; livre de pessoas que nos dizem o que fazer, como e quando fazer; uma existência onde cada indivíduo seja honrado e respeitado; onde não precisamos sacrificar nossas vidas como fazemos hoje por necessidades básicas como moradia e alimento; uma existência onde podemos conviver com aqueles que amamos e sentimos afinidades; uma existência onde possamos desenvolver nossas habilidades; uma existência onde as crianças possam se desenvolver livremente como indivíduos plenos e completos que são; uma existência onde sejamos capazes de cuidar de nós mesmos e onde as decisões sejam tomadas por todos, respeitando as necessidades individuais e capacidades de cada um; uma existência que no lugar da competição pratiquemos o apoio mútuo, um existência onde todas as pessoas tenham acesso aos recursos para uma vida plena e saudável; uma existência saudável que respeite todas as formas de vida e o planeta.
Se você compartilha conosco esses desejos, talvez você seja um anarquista e nunca soube disso?

Fonte: Erva Daninha

Um comentário: