domingo, 11 de outubro de 2009

Por que o blog é preto?

Numa conversa com Dinho, ele falou que queria mudar a cor de fundo do blog, citando que incomoda a visão, e eu discordei. Vou colocar aqui os motivos dessa página ser preta.

No ano passado conheci o Pretog, que nada mais é do que o Google com a cor preta. Analisando o porquê de um "Google preto", ví que, quando criasse um blog ou site, seria preto.

Veja os argumentos apresantados pela equipe do Preto g:

O Pretog é um site de busca na base de dados do Google, porém com o fundo preto, e seu objetivo é REDUZIR A TENSÃO E OS MALES CAUSADOS AOS OLHOS em função do excesso de luminosidade projetada pelos sites de fundo branco e REDUZIR O CONSUMO DE ENERGIA necessária para fazer as suas pesquisas. Entenda melhor lendo o trecho abaixo.

Você sabia?

  • Para exibir uma tela inteira branca, seu computador usa cerca de 74 watts, enquanto para mostrar uma preta o consumo é de 59 watts.

  • O excesso de luminosidade produzida por um fundo totalmente branco é muito mais prejudicial aos olhos que um fundo totalmente preto.

Interessante, não é? Agora, imagine a quantidade de energia que seria economizada se o Google - que é inteiramente branco e recebe cerca de 200 milhões de buscas por dia - fosse totalmente preto. Por isso, nós colocamos na Internet a versão escura do Google - o Pretog.

Em seu blog (EcoIron), o americano Mark Ontkus fez as contas dessa economia e, partindo do pressuposto que cada busca é exibida por 10 segundos, chegou à conclusão que essa mudança economizaria 750 megawatts/hora (mWh) por ano!


Assim, se o Autonomia e Autogestão for preto, ajudará (claro que em uma escala infinitesímal) a economia de energia do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário