segunda-feira, 22 de novembro de 2010

RESENHA: CONTRA CULTURA - 20/11 - ARTE PARA INCONFORMES, ARTE PARA TODXS

A semana que antecedeu o show foi terrível, tudo corria contra! Foi triste, cansativo... Mas persisti, lutei, achei o lugar, consegui o som, e, com a ajuda de algumas pessoas, consegui fazer o evento! Era dia 20, um dia de choro (muito choro), de raiva, de tristeza, de pensamentos pessimistas, não acreditei que o evento daria certo. Correria, muita correria nesse dia. Acordamos (eu e Bhell) cedo e estávamos dispostos a arrumar tudo, enquanto eu corria atrás do som e da arrumação do espaço, Bhell dava duro na cozinha, mas, todo esforço valeu a pena!

16 horas era o previsto para o começo do evento, só que com um imprevisto que foi a bateria, o evento começou as 18hs, e às 18:20 a Derrube o Muro já estava pronta!!!
Começou o show! E que show! Como na ‘sinopse’ dizia: HARDCORE OLD SCHOOL FEITA POR GENTE FEIA (se bem que eles não são feios). Mas é isso, hardcore muito bem feito, com uma performance irradiante, dois vocais contrastante, foda, foda, foda!!! Músicas muito bem tocadas! 18:56hs e o show da Derrube o Muro já tinha acabado (JÁ?! Foi a minha reação ao ver os caras desmontando os instrumentos). O show foi bom e merecia mais, muito mais!

A segunda banda a subir no palco foi a Egrégora e eu já tinha falado muito bem sobre a banda aqui em Cruz e muita gente já conhecia, só não esperava ter uma aceitação tão grande, a cada música executada a galera delirava, cantava junto, se abraçava, foi lindo, muito lindo, nunca vi uma energia daquela num show aqui em Cruz... Estavam extasiados com a Egrégora. Muitas pessoas chegaram e me perguntaram: “Onde você achou essa banda foda?” Músicas muito bem executadas, foi perfeito. Acabou o show e a galera pedindo mais.

Alguns imprevistos (o carro quebrou) não permitiu que a The Pivos chegasse e, pelo fato de Ítalo (voz e guitarra da The Pivos) também tocar na Mácula, seria dois desfalques!

Logo depois, a The Renegades of Punk entrava no palco (não tinha palco, era chão mesmo) hehehehehe. A Renegades superou minhas expectativas, não esperava um show tão lindo como aquele... Me senti em um show no exterior onde a galera tinha contato com a banda, cantava com a banda, se jogava, brincava, dançava... Foi um show eletrizante!!! Fui feliz! Feliz em ver a Renegades fazer aquele som lindo, feliz em ver a galera cantando com eles, feliz em ver o povo se abraçando, se beijando, feliz em ver Nal na frente do palco (entende-se chão), do lado do baixo. Foi lindo e eu quero mais.

Agora era a hora da Rancor, só que problemas com a guitarra, o pedal e o operador de som não permitiu que a Rancor fizesse a apresentação... Mas prometeram uma grande dose na próxima apresentação.

O imprevisto que resultaria no desfalque da The Pivos, e logo depois da Mácula foi revertido (não, a The Pivos não chegou), mas a Mácula deu a cara a tapa, e decidiu tocar sem guitarra. O QUÊ? SEM GUITARRA? Eu já vi bandas sem baixo, mas sem guitarra, essa era novidade. Já pensou uma banda sem guitarra? Isso mesmo, subiram no palco, Bal na bateria, Caleb com os vocais e Debie no baixo. E foi surpreendente. O baixo falou/gritou/esperniou causando espanto e curiosidade em muita gente... Todos se perguntaram: Que baixo é aquele? Muita gente que estava cansada e sentada, se levantaram para examinar aquele fato... Foi um show impressionante, cheio de raivas, melodias e palavras de ordem (sem ordem), Caleb estava furioso e soltava toda a sua fúria nas músicas, era uma música atrás da outra separadas por discursos comoventes e reflexivos, enquanto o baixo e a bateria agilizavam a melhor forma de tocar... Eu gostei e todxs que ali estavam também.

Os nervos estavam a flor da pele, eu me sentia extasiado com as apresentações e queria mais, muito mais... eis uma surpresa! A Exclusxs vai tocar! Ninguém esperava por aquilo mas decidimos tocar. Estávamos felizes e queríamos dividir aquela felicidade com aqueles que construíram o evento. A Exclusxs não é mais banda e sim um COLETIVO... Isso mesmo, um coletivo, e vocês que ajudaram (de qualquer forma) no crescimento, amadurecimento, fortalecimento, fazem parte da Exclusxs. E, com uma energia imensa querendo ser liberada por a gente, pode ter certeza, o melhor show da Exclusxs. Convidei a todxs que chegassem perto da gente, invadissem o palco, que fossem livres, e foram, tiveram a liberdade, cantaram, dançaram, beijaram, se libertaram... e essa é a nossa proposta. O show foi perfeito e eu me sentia satisfeito.

Mas não acabou por aí... Depois do show, quem ali continuou presente pode conferir a mostra de vídeo... Primeiro passamos ‘A construção da igualdade’ e logo depois o ‘Documentário Squat Korrcell’, mediado por Caleb e Debie onde explicaram alguns fatos . Era livre, e quem quisesse poderia soltar o verbo e soltaram, foi bastante proveitoso. Depois da mostra de vídeo rolou o bate papo sobre anarcopunk onde dúvidas foram esclarecidas.

Pronto, agora acabou. E acabou com a seguinte certeza: A MISSÃO FOI CUMPRIDA!!! E as expectativas foram superadas. Para mim isso bastava!

Muita lágrima rolou, muita raiva senti, muita tristeza e teve momentos em que pensei em desistir, mas fui feliz, e agora estou aqui e quero agradecer a todxs vocês, todxs mesmos, desde a pessoa que foi ao evento, que divulgou até a pessoa que deu duro, limpou, arrumou, pintou, se doou a fazer o evento. A vocês um muito obrigado, de coração, e pode ter certeza que eu faço esses eventos é pra vocês!!! Obrigado mesmo a todxs!

6 comentários:

  1. Com certezaaa. FOI O MELHOR SHOW DA EXCLUSOOS E DA GALERA DA EXCLUSOS!! Acordei sem voz no dia seguintee, toda quebradaa mas tão satisfeita e feliz que me sentiaa como se tivesse um pedaço do paraiso em mim.
    As demais bandas tbm foram surpreendentees.
    Lucas não me derrubou (milaaagree!!) e bheel correu de mim lá na rooda (normalmentee eu q corro delaa :x )... Algoo estava muito fora do comum, mas de uma maneira hiper positivaa.
    Muitos imprevistos mas, por incrivel q pareça, deu tudoo muiito certo no final.
    Esse som foi muito PHODA mesmo, tinha alguma energia diferentee por lá! valeu muito a penaaa ter comparecido.

    Por mim nun acabava maiis! _\m/

    [gritando][i][b] TOCA EXCLUSOOOS PORRA!!! [/gritando][/i][/b]

    ResponderExcluir
  2. O show foi perfeito! As bandas foram ótimas, a Exclusos principalmente! Nunca tinha visto um show da Exclusos, e mal posso esperar pelo próximo.

    ResponderExcluir
  3. Mermaum...nem preciso repetir aqui que ir a Cruz das Almas é muito prazeroso pra mim e se eu pensava que nenhum outro show superaria aquele nosso primeiro show aê, esse evento foi bem mais foda!!!Bem eleaborado, geral colando...foda mesmo.

    Sobre o "já" da derrube o muro, se eu demorasse mais ali no palco minha cabeça explodia kkkkkkkkkkkkkk mas se bem que aceleramos o repertório mesmo, tocando quase que uma música atrás da outra devido ao horário...mas foi bom assim pra não dá descanso a galera.

    Valeu por tudo Cláudio, sempre um prazer organizar as paradas com você...noiz mermu!

    ResponderExcluir
  4. Negão! Tive problema de estômago se eu fosse lá com essas "pauleira" que fiquei sabendo ia golfar as tripas!! O mais interessante o Contrabaixo deixou de ser uma ONDA SONORA GRAVE E INVISÍVEL e passou para linha de frente, que lindo! :D
    Parabéns Zit, Bhell e todos que ajudaram!

    ResponderExcluir
  5. Cruz das Almas sempre detona!
    estourão o som, e o melhor não tinha palco, eu gosto é do chão meu irmão, em dividir o suor e a gritaria toda!

    vlwwwww á todos, foi du caralho !

    Abraços
    debie

    ResponderExcluir
  6. Caraa, apesar de eu não ter ficado ate o final, posso dizer que curti muito as apresentações láa. Galera muito massa, musicas muito massa, e tipo, Claúdio provou que quando a gente quer uma coisa, é possivel que der certo :D

    Parabéns a galera que apresentou .
    ADOREI!

    ResponderExcluir