terça-feira, 13 de setembro de 2011

A PONTE (164 MILHÕES DE REAIS)


"A PONTE DA CAPITAL É DEMAIS!"

POR GEÓRGIA DETOGNE

A ponte Juscelino Kubitschek foi inaugurada no início de dezembro de 2002. Além de aproximar alguns dos bairros da capital federal, ela também possui várias outras funções. De acordo com o arquiteto e urbanista Alexandre Chan, responsável pela construção, sua obra atende além das necessidades técnicas, as orgânicas, estéticas, paisagísticas, monumentais e culturais. São 1.200 m de extensão com 24 m de largura que comportam 6 pistas. Sem sombra de dúvida, este é o resultado de um brilhante trabalho e de uma absurda falta de bom senso por parte do governo. Ninguém discorda que facilitar as condições de locomoção dos moradores de Brasília é algo de extrema importância, afinal, a atitude acaba influenciando no aumento da qualidade de vida das pessoas. Mas para ligar o Plano Piloto à QL 24/26 do Lago Sul foram gastos 164 milhões de reais.

A ponte, que foi construída em cima de uma falha geológica e que possui seus três arcos inspirados pelo movimento de uma pedra quicando sobre o espelho d'água, arranca suspiros devido a sua "mania de grandeza". Infelizmente, isso não somente acontece dentro do Brasil. Em 2003, Chan foi premiado com o "Oscar" da engenharia pela Sociedade dos Engenheiros do Oeste da Pensilvânia, durante a 20ª Conferência Internacional sobre Pontes, em Pittsburgh. Entregaram a ele uma medalha (a Gustav Lindhental) e ao governador , Joaquim Roriz, uma plaquinha.

Prêmio mais que merecido, pois não é qualquer dia que se gasta em uma ponte mais aço do que foi preciso para a construção da Torre Eifel, localizada em Paris. Sem contar que "o volume de concreto submerso (debaixo d'água) é suficiente para construir três superquadras inteiras, com 2 mil apartamentos". Bom, esses são dados oficiais e quem quiser saber mais é só acessar a página do Ministério dos Transportes.

Não vou ser hipócrita ao ponto de negar que o arquiteto estava em bons dias quando pensou sua criação e que ela é belíssima. Porém, num país como o nosso, onde as pessoas são privadas dos itens mais básicos, como por exemplo, Saúde e Educação, é impossível não achar a PONTE JK um exagero!

"A ponte é um vai-e-vem de doutor,
Tem ambulante, tem camelô.
Olha pra baixo vejo jet-ski e altos barcos,
Olha pra cima lá estão os três arcos.
A ponte saiu do papel virou realidade,
Novo cartão postal da cidade".

LETRA DA MÚSICA DE LENINE - A PONTE



RETIRADO DO BLOG: CIRÚRGIA INÉDITA

2 comentários: