domingo, 23 de agosto de 2009

MINHA LIBERDADE NÃO É UTOPIA


Já estou cansado de ouvir, quando falo sobre anarquismo, que “isso “ é utopia; que nunca será implantado; que é impossível viver numa sociedade assim. Mas nunca apresentam fundamentos. Aí eu lhes pergunto: sua liberdade é utopia? Pois a minha, e a de quem está a minha volta, não; e luto por ela todo dia.
Já postamos aqui no blog a prova de que podemos sim viver numa sociedade anarquista (Christiania, a cidade anarquista) e, ainda há varias comunidades/tribos/aldeias anarquistas (ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_comunidades_anarquistas).
Não consigo acreditar que, mesmo com todas essas provas, ainda há pessoas que consideram utopia. Mas, o mais triste disso é quando ouvimos de pessoas de dentro do movimento.
Uma sociedade anarquista é uma sociedade livre, cooperativista, auto gestionária, sem preconceitos, autoridade, patrão, estado, sem ser submetido a ordens, explorado, discriminado, subjugado, enfim: uma sociedade evoluída.
Não levanto a bandeira do anarquismo para “alguém” ou para benefício próprio; levanto-a pelo ideal, pela causa, pela justiça, pela igualdade, pela liberdade, não só minha, mas de todos que estão a minha volta, e não faço isso esperando ‘algo’ em troca.
Certa vez conversando, me falaram que não levantam a bandeira do anarquismo porque ‘fulano’ ou ‘cicrano’ vão se beneficiar por isso. E, de imediato, retruquei: você faz isso pensando nos outros? Você faz isso esperando algo em troca? Você vai esperar os outros levantarem pra depois você levantar? Não espere por ninguém, faça você mesmo, faça pelo ideal, faça agora.
O anarquismo só não é aceito por quem está em cima, o egoísta, a classe dominante, quem ta no poder, quem comanda, os burgueses; pois, estando em cima, comandando, dando ordens, comendo do bom e do melhor, vivendo a ‘pão de ló’, caviar e champanhe, não abrirão mão dessas regalias para viver uma vida livre e igual.
Devemos pensar que somos a maioria, enquanto os governantes a minoria. Não devemos nos conformar. Se cada um fizer a sua parte, é possível si o mundo todo melhorar.
Não espero por ninguém. Minha luta é todo dia. Minha liberdade não é utopia. Acredite no ideal, junte-se a nós. Precisamos canalizar nossas forças pra lutar contra estes que estão no poder. E derrubá-los.




Só postei, o texto é de Claudio Azevedo, o outro autor do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário