terça-feira, 20 de outubro de 2009

ANARQUIA X DESORDEM / ANARQUIA X UTOPIA


Mas os anarquistas não são a favor da desordem?

Os anarquistas durante muito tempo foram difamados como meros atiradores de bombas e promotores do caos. Foram difamados pelos formadores de opiniões (jornais, revistas, escolas, partidos ) e por aqueles que detêm o poder ao afirmarem que a sociedade que os anarquistas desejavam, sem nenhum governo, sem autoridades, seria um campo de guerra, um caos generalizado, com fome , genocídio, violência e extrema desordem. Porém são estas as características de todas as sociedades baseadas em governos, na autoridade, na hierarquia e na domesticação. É exatamente esta a situação que vivenciamos no mundo hoje nas mãos dos políticos e poderosos que são defendidos pelos formadores de opinião que acusam os anarquistas de desordeiros e propagadores do caos. É exatamente esta situação que caracteriza uma sociedade com governo e autoridades. Um exemplo é a guerra em nome da democracia que deixou o Iraque arrasado, com milhares de pessoas mortas!
E é nisso que os anarquistas querem dar um fim, querem dar um fim a esta existência tóxica, violenta e doentia.
Os anarquistas constroem e lutam por uma existência totalmente oposta a esta que vivemos atualmente. uma sociedade onde não exista abismos entre as pessoas, onde não exista uma separação entre o ser humano e a natureza, uma sociedade onde compartilhamos a terra e seus recursos com todos os seus habitantes. Uma existência livre de dominações e exploração. Uma existência saudável e plena.


Anarquia é uma idéia maravilhosa, mas nunca funcionou e provavelmente nunca funcionará!

- A resposta que podemos dar para aqueles que fazem esta afirmação pode ser a seguinte: A anarquia da certo, a anarquia sempre deu certo e foi o melhor modo de viver que os seres humanos experimentaram (até o surgimento da civilização, a dez mil anos atrás, a humanidade viveu 99% de sua existência num modo de vida que podemos chamar 'anarquia primitiva' ou 'anarquia original'). O que não da certo para a humanidade é uma existência baseada na propriedade privada, no controle do Estado sobre a vida das pessoas e na domesticação da vida.
Uma existência baseada nestas instituições resulta na realidade doentia que vivenciamos hoje, uma existência vazia.
Romper com este sistema e buscarmos uma existência anarquista que identifique e recuse toda forma de dominação é algo saudável e extremamente necessário.
A anarquismo, em poucas palavras, é a luta contra todas as formas de dominações e a construção de uma existência livre e prazerosa.
Todo obstáculo para a existência de uma vida livre devem ser destruídos.
No entanto, existem temas e questões fundamentais para os anarquistas, que devem ser discutidas, denunciadas, combatidas e praticadas.
A seguir apresentaremos algumas dessas questões que os anarquistas em geral consideram de grande importância.

Fonte: Erva Daninha

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. éstou nessa, enquanto vivo estarei lutando por uma vida livre,não nasci para Dominar e muito menos para ser Dominado,nasci para viver liberto amando e sendo amado por todos seres vivo Deste planeta,viva anarquia os anarquistas e todos que Defendem a vida com total liberdade, um abraço e até a próxma.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir