quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Neo-Escravidão está na moda?

Já faz algum tempo que imagens da fábrica de uma marca com alto-padrão na India, foram divulgadas. A Catwalk têm 130 lojas no país e com público variado, sendo que uma parte dos calçados é destinado ao seleto público da classe A. Os produtos mais populares são importados da China porém a Catwalk também tem fábricas para produzir uma média de 900 pares de calçados por dia e isso com 200 funcionários.

Para conseguir um produto com custo final de sete dólares, a Catwalk utiliza da Neo-Escravidão. Seus funcionários trabalham em torno de 16 a 17 horas por dia, vivendo dentro das fábricas e o lugar onde dormem é o mesmo onde cozinham e trabalham, durante a noite dormem em baixo das mesas. O trabalho é praticamente em troca de comida.

.

.

Você pensa que isso só acontece na Índia e lugares distantes? Pois bem, as pequenas confecções que abastecem algumas das grandes lojas no Brasil também são responsáveis por trabalho escravo. O tráfico de pessoas está interligado com essa rede de escravidão. Os agenciadores oferecem trabalho de costureira em empresas de São Paulo a imigrantes (na maioria bolivianas) e quando aceitam o trabalho, mal sabem ao que serão submetidas. Jornadas de trabalho que chegam a 20h por dia, moram e trabalham no mesmo local, o ambiente é apertado, sujo, os lençóis são feitos por elas com os retalhos que sobram na costura, tendo apenas meia hora para fazer a refeição. Algumas confecções tem até cães de guarda para evitar uma fuga das trabalhadoras-escravas.

As roupas feitas por essas mulheres em regime escravo, vão parar em camelôs, lojas de bairro, shopping e inclusive em grandes magazines. Recentemente a loja Marisa foi ligada a uma confecção que utiliza mão de obra escrava. A Neo-Escravidão acontece em várias instâncias e não apenas em fazendas no interior do Estado como muitos pensavam. É preciso estar alerta e principalmente denunciar. Quando você se cala, passa a fazer parte do problema e não da solução.

Fontes:

Catwalk – custo humano alto;

Escravas da Moda;

Lojas Marisa ligada a escravidão;

Um comentário:

  1. FDP's ! Escravizam seus irmãos, porque suas mentes vazias não deixam ver mais nada além de cifrões estampados nos olhos egoistas.
    É triste ver que isso ainda exista em pleno século XXI..

    ResponderExcluir