quinta-feira, 9 de setembro de 2010
A mídia ORDENA você OBEDECE. Por Daniel MUEDOR
E obedece sem hesitar, ou melhor: bate no peito ciente de que ta fazendo a coisa certa.
A mídia ordena, nos comerciais da coca-cola, que você compre uma toda vez que se reunir em família, ou toda vez que for comer uma pizza. Você nem gosta de coca-cola, mas aquela família reunida, próspera e sorridente desperta em você a vontade de comprar uma pra beber no almoço com a esposa, o que acaba se tornando hábito depois, como ordena o comercial.
A mídia ordena, nos comerciais de cerveja, que você beba várias quando se reunir com os amigos no churrasco de fundo de quintal, ou naquele rolê pela praia no fim de semana. Você nem curte cerveja, mas aquela galera suada, sarada, bronzeada e feliz se refrescando desperta em você a vontade de beber, não só uma, mas várias, como ordena o comercial.
A mídia ordena que você vote em Dilma Rousseff, porque o governo de Lula foi maravilhoso, e isso não pode parar. Também ordena que você esqueça essa coisa de corrupção, pois não existe e que não vai ser agora que vai passar a existir. Você nem vai com a cara da candidata, mas nessas eleições você vai se levantar, pegar a fila pra votação e vai meter na urna o número um depois o número três e então a tecla confirma, como ordena o horário político.
A mídia ordena você a servir ao exército, mostrando a você um universo de aventuras, onde só corajosos podem estar. Um universo que vai te treinar para proteger as pessoas. Um universo repleto de solidariedade e fuzis. Você tem medo de armas, mas além de se alistar sente uma vontade imensa de prestar serviços. Daí esquece aquele caso de um parente seu que foi morto por um soldado apenas por não concordar com as ações dele. Esquece o significado da palavra “repressão” e nem se lembra mais daquela matéria da internet que viu na semana passada, sobre o machismo extremo dentro dos quartéis. E tudo isso, é claro, como ordena a chamada.
A mídia ordena você ouvir Justin Bieber, porque ele é moda, ele é sensação, ele tem estilo, ele é o que você quer ouvir e acabou. Você sente que ta faltando alguns instrumentos na música dele e que a voz dele ao vivo é meio estranha, mas mesmo assim, você vai ao shopping e carrega não só uma, mas 7 cópias do CD do pivete, pra você e pra uma ‘renca’ de gente. Compra uma jaquetinha tipo a dele, faz uma franjinha toda ‘pam’ no cabelo e liga todo dia pra rádio pedindo as músicas do disco, como a MTV ordena.
A mídia ordena e você obedece. Obedece sem hesitar, ciente de que é o certo. É mesmo o certo? Todos nós temos olhos, mas esses olhos não vieram com manual, então nem todos sabem como realmente usá-los. Uma coisa é certa: não é a mídia que vai te ensinar o método correto, na verdade ela vai te mostrar o método que ela quer que você ache correto pra que ela possa faturar com isso.
A televisão é a maior ferramenta de manipulação já inventada, depois da bíblia. Repensem seus costumes. Por isso o toque que deixo aqui é o seguinte:
NÃO USE APENAS OS OLHOS. USE SEUS OUVIDOS E SUA VOZ. OUÇA A VERDADE, QUESTIONE A VERDADE, FAÇA SUA VERDADE. NÃO ABSORVA CONTEÚDO MASTIGADO.
“Por isso mate os maus costumes. Renegue tudo aquilo que te puxa pra trás!”
DERRUBE O MURO – “Ladeira a Baixo”
Texto de Daniel MUEDOR da cidade de Wagner-BA!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito Foda!!!!!
ResponderExcluir^^!!
ResponderExcluirdá-lhe anarcopunk sxe!! hehe