sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Termoelétrica em Sapeaçu - Uma Vergonha




Está em construção, na cidade de Sapeaçu, uma termoelétrica movida a óleo pesado. O professor Sivanildo, PHD em Química pela USP, denunciou o fato de que o combustível utilizado pela termoelétrica em questão seria um produto altamente poluidor. Segundo Sivanildo, toda a região do recôncavo, num raio de oitenta quilômetros, está ameaçada.
Imaginem cidades como Cruz das Almas, Sapeaçu, Governador Mangabeira, Muritiba, Castro Alves, Dom Macedo Costa, Conceição do Almeida, São Felipe e muitas outras, que sobrevivem das atividades agropecuárias, terão um solo poluído, produtos contaminados. Quem irá comprar os produtos dessa região? Como essas pessoas sobreviverão? Como ficará a feira-livre dessas cidades?
Cidades que nem possuem centros industriais, num futuro muito próximo, terão a presença de chuva ácida, fenômeno existente apenas em áreas extremamente poluídas.
Sem falar nos graves problemas de saúde que a população dessas cidades irá apresentar em índices elevados, como o Câncer.
Eles dizem que essa usina vai gerar energia para a nossa região. Pura mentira: essa usina irá gerar energia para o sul e sudeste, mas por que ela veio se instalar na cidade de Sapeaçu? Pensem nisso!
Eles dizem que a termoelétrica vai gerar empregos. Pura mentira: quando estiver em funcionamento esta usina terá menos de 30 funcionários, vindos de outros estados.
Tudo isso só irá acontecer se a população do Recôncavo permitir a implantação dessa usina.
Por isso procure ajudar de alguma forma. Divulgue, vá para as manifestações. Não é só a população de Sapeaçu que vai sofrer as conseqüências negativas dessa usina.
O povo de Sapeaçu e o povo do Recôncavo Baiano PEDE SOCORRO!

DIGA NÃO À CONSTRUÇÃO DA TERMOELÉTRICA EM SAPEAÇU.


(Anarcopunks unidos contra a implantação da termoelétrica)


P.s.: Lembramos que não estamos contra, somente, a implantação da usina na cidade de Sapeaçu. Estamos contra a implantação da mesma em qualquer lugar!

7 comentários:

  1. que vergonha .como e que o prefeito de sapeacu nao toma providencia nisso. sabendo que vai projidicar nossa rejiao com essa poluisao venenoza.deve ter rolado muita grana nisso ai..

    ResponderExcluir
  2. O GRUPO DMA DEFENSORES DO MEIO AMBIENTE COM SEDE NA PUMBA TAMBÊM ESTÁ SE LEVANTANDO ENVOLVIDO NOS PROBLEMAS DO MEIO AMBIENTE DO NOSSO RECÔNCAVO, VAMOS JUNTOS TODOS CONTRA ESSE CÂNCER QUE QUEREM COLOCAR EM SAPÉ.

    ResponderExcluir
  3. Aqui fala Tony Rock/Poeta do sertão urbano/Sou anarquista Bahiano/Protestar é minha sina/tambem sou contra a úsina/Contra o projeto e o plano /de minha cidade natal/ser hospedeira do mal/E meu povo tomar nu..../O capitalismo imundo/que destroi todo o mundo/Quer poluir Sapeaçu.

    tonyrocksupesom@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. ECOTERRA. Hoje dia 02 de outubro de 2009 ong’s pede VISTA em processo de numero 2008-007350/tec/ll-0064 Descrição 4.2.5 Itapebi – Sapeaçu I
    Sapeaçu II descrição 4.2.6. processo 2008/007347/tecll-003 Licença de localização em VISTA. Os moradores de SAPEAÇU / SÃO FELIPE/CASTRO ALVES/CRUZ DAS ALMAS/SÃO TOMÉ entre outras. 05 ônibus para protestar e pedir satisfação bem como socorro.

    Ecoterra solicita socorro pela vida...o homem é o único ser pensante da terra e predador do meio ambiente...é este homem que queremos? Onde anda a vontade de viver e a solidariedade? O vil metal comanda as mentes dos mortais que se acham imortais. SOS ÁGUAS – SOS MATA ATLANTICA – SOS HOMEM... att Débora Fontes

    ResponderExcluir
  5. Dia 19 de outubro vamos lotar o salão dizendo não a essas bombas que estào querendo jogar em Sapeaçu mas que ir
    a atingir toda região,e as unicas pessoas que estào interesados em trazer essas termoéletricas é Dr.Geore e Durval Lago, pois eles tem muito a lucrar a ex empresa IMPAR que pertence a Durval lago com nome de laranja.
    Abaixo a poluição! Abaixo a corrupção.

    ResponderExcluir
  6. Por favor, deixe mais informações do que acontecerá no dia 19 de outubro.

    "Abaixo a poluição! Abaixo a corrupção."

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. não é pssivel que um ser humano
    seja a favor dessa termoeletrica!
    será que eles não pensam em ter filhos e netos?
    esse Dr.Geore e Durval Lago,só pensão neles propios e no dinheiro ou melhor nem neles mesmo eles pensão pois tão prejudicando o meio em que vivem que infelizmente é o nosso meio que e tambem vai ser prejudicado

    ResponderExcluir