segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A vergonha da igreja católica na terra de Saint Patrick



Na última quinta-feira, foi divulgado um relatório de mais de 700 páginas sobre uma investigação de abusos cometidos por membros da igreja na região de Dublin. De acordo com o documento, a instituição encobriu casos que aconteceram em 30 anos contra centenas de crianças em instituição católicas locais.

Os irlandeses ficaram ainda mais horrorizados com o fato de que todos os que estavam na posição de arcebispo durante o período de 1975 e 2004, sabiam o que estava acontecendo, mas simplesmente ignoraram o fato, o que deixa claro que a prioridade da diocese era a instituição e não as crianças.

St Ann's Church


A divulgação desse relatório, levantado por uma Comissão Especial de Investigação, teve uma grande repercussão na Irlanda e na imprensa internacional, uma vez que o documento relata em detalhes os abusos que foram cometidos por 102 padres. Um dos casos relatados, fala sobre um padre que admitiu ter abusado de mais de uma centena de crianças e um outro que cometia abusos pelo menos uma vez a cada quinzena durante os 25 anos de seu ministério.

De acordo com o “The Irish Times” - um dos principais jornais da Irlanda – o relatório ainda diz que durante a investigação, a comissão enviou diversas cartas ao Vaticano para obter mais informações sobre os abusos, porém todas elas foram ignoradas.

O arcebispo de Dublin Diarmuid Martin pediu desculpas aos que sofreram abusos, mas afirmou que nenhum pedido de desculpa seria suficiente.

Esse é o segundo relatório divulgado pela Comissão de Investigação esse ano. O primeiro, relatava abusos cometidos de 1930 a 1990 em escolas católicas espalhadas por todo país. Os dois casos deixaram os irlandeses indignados, especialmente pelo fato de terem sido encobertos pela igreja, a Instituição que até então era respeitada e que sempre exerceu grande influência na Irlanda.

O mais triste é que todos os envolvidos provavelmente sairão impunes, enquanto os que sofreram os abusos, terão passar o resto da vida tendo que conviver com o trauma.

Mas e a credibilidade da igreja católica? Bem, essa eu acho que vai ser difícil de recuperar...

Atualização: Hoje, dia 11/12, o papa diz que irá rezar pelas vítimas e por suas famílias. Que bom! Pelo menos ele vai zer alguma coisa.




Fonte: Blog Terra de St. Patrick

Nenhum comentário:

Postar um comentário