quarta-feira, 22 de setembro de 2010

COMO FUNCIONA O DIA MUNDIAL SEM CARRO?

Introdução
Todo dia 22 de setembro, milhões de pessoas ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial Sem Carro. A mobilização é um exercício de reflexão sobre a dependência e o uso (muitas vezes) irracional dos automóveis em nossa sociedade. Afinal de contas, tem gente que não vai até a padaria da esquina sem usar o carro.
A idéia principal do dia é fazer com que as pessoas pensem um pouco sobre o estilo de vida que levam, sobre a possibilidade de diminuírem o uso do carro (em face do trânsito pesado enfrentado nas cidades), ou mesmo, se possível, em substituir o possante por outro meio de transporte. A Bicicletada, por exemplo, é um movimento internacional que prega o uso da bicicleta como o principal meio de transporte das pessoas.

Histórico da comemoração
O Dia Mundial Sem Carro (no inglês, CarFree Day) foi comemorado pela primeira vez em 1998, em 35 cidades francesas. Com o tempo, a mobilização se estendeu por países europeus, chegando inclusive a outros continentes.
No Brasil, o evento ocorreu pela primeira vez em 2001 e, desde então, vem crescendo o número de adesões de municípios. A expectativa para 2008 é que a data seja comemorado em mais de 100 cidades brasileiras, dentre elas Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande, Natal, Salvador e Belém. Mais de 280 organizações estão envolvidas na iniciativa todos os anos. As prefeituras das cidades normalmente apóiam, fechando algumas ruas para o trânsito de automóveis, principalmente no centro das cidades.
Já é tradicional um dia mundial sem carro repleto de atividades nas cidades que o adotam, como passeios ciclísticos, caminhadas, gincanas para crianças e distribuição de panfletos.

Colapso urbano
A maioria das metrópoles padece de excesso de automóveis circulando em suas ruas e avenidas. Congestionamentos infindáveis, fumaça saindo pelos escapamentos, buzinadas e xingamentos: cenas que lamentavelmente fazem parte do dia-a-dia de seus habitantes.
Em agosto de 2007, a frota brasileira de automóveis ultrapassou 29 milhões de unidades, segundo relatório do Denatran. Uma média de 6,52 habitantes por carro, ou seja, 0,15 carro por habitante. A cidade de São Paulo, líder do ranking nacional, é detentora da perigosa estatística de um carro para cada dois habitantes. A tendência? Crescer cada vez mais....
Pessoas x Carros
O Brasil conta hoje com 6,9 habitantes por carro em circulação. E se você achou que tem muito carro em São Paulo (duas pessoas para cada carro), vai ficar surpreso com o indicador de países desenvolvidos.
EUA: 1,2 habitante/carro (1º no ranking mundial)
Japão, Canadá, Espanha, Reino Unido, França e Alemanha: 1,6 habitante/carro
Fonte: Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)

Afora a depreciação de aspectos sociais e do fracasso do convívio nas cidades, a “cultura do carro” é também apontada como um dos vilões do meio ambiente. A emissão de gases de efeito estufa, causadores do aquecimento global, é um dos fatores que mais pesa contra os veículos particulares. Estima-se que 40% da poluição do ar é gerada por transportes movidos a combustível fóssil.

Mudança de hábitos
Por mais que, num primeiro momento, o problema possa parecer complexo demais para fazermos parte de sua solução, simples mudanças de hábitos ajudam (e muito) a combatê-lo ou minimizá-lo. Veja abaixo algumas delas:
Planeje seus deslocamentos
Percorra distâncias curtas a pé ou de bicicleta
Utilize transportes coletivos pelo menos um dia por semana para ir ao trabalho
Prefira meios de transportes limpos aos poluentes
Quando utilizar o carro, dirija com economia
Prefira automóveis com motores movidos a álcool (combustível menos poluente do que a gasolina)
Podemos ainda (para não dizer que devemos) cobrar, das autoridades públicas de nossas cidades, medidas que facilitem este movimento. Listamos abaixo algumas delas:
Renovação/expansão da frota e capilaridade dos sistemas de transportes coletivos (como ônibus, metrô e trem)
Criação/expansão de ciclovias nas cidades
Aluguel de bicicletas públicas
Criação de bicicletários (estacionamentos públicos de bicicletas) em pontos estratégicos
Rodízio de veículos
Note que são atitudes relativamente simples de serem tomadas e que, sem dúvida, somadas, têm um efeito mitigatório significativo sobre os problemas ambientais enfrentados atualmente pela nossa sociedade. E o que não faltam são alternativas, não é mesmo?
E você, vai tirar o carro da garagem no dia 22 de setembro?

Campanhas pelo mundo
Criatividade é uma das marcas do Dia Mundial Sem Carro. O HowStuffWorks pesquisou alguns dos mais interessantes cartazes de campanha do evento pelo mundo.
Clique na imagem para ampliar.

Calcule suas emissões
É que precisos que todos tenham plena consciência do impacto do seus atos no meio ambiente, sobretudo quando o assunto é aquecimento global.
No caso dos transportes, atualmente já existem alternativas de locomoção viáveis, menos poluentes do que o carro. Aliás, de todas as alternativas, o carro é a mais poluente delas.
O infográfico abaixo, cedido pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, faz o cálculo da emissão C02 por tipo de transporte. Faça suas contas.
Clique na imagem para ampliar.


Matéria tirada do site: http://ambiente.hsw.uol.com.br/dia-mundial-sem-carro.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário