quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Abaixo-assinado por anarquistas da Bielorrússia

Nós, as(os) abaixo-assinadas(os), pedimos o reconhecimento de Nikolay Dedok, Alexander Franckevich e Igor Olinevich como prisioneiros políticos e demandamos sua liberação e total reabilitação juntamente com outras(os) prisioneiras(os) por razões políticas. Também insistimos na revisão do "Caso do ataque da KGB de Bobruisk" e da sentença que Evgeny Vaskovich, Artem Prokopenko e Pavel Syromolotov estão cumprindo agora.

Petição em defesa de presos(as) anarquistas na Bielorrússia

por Cruz Negra Anarquista de Bielorrússia

Como a situação econômica está ficando cada dia pior na Bielorrússia, Lukachenko é forçado a ir ao extremo para negociar ajuda financeira ao Oeste [Europa Central]. Ocorre que a cooperação com a União Européia só é possível se todos(as) os(as) prisioneiros(as) forem liberadas. Há um abismo atrás dele, então ele se vê obrigado a dar alguns passos adiante: ele já perdoou 13 participantes da manifestação do 19.12.2010, quando estes recorreram.
Agora, a pressão vem surgindo quanto àqueles que permanecem na prisão e se negam a pedir perdão. Nós achamos que essa é uma tendência positiva, o que causa nossa preocupação é o fato de, no momento, a lista de prisioneiros(as) políticos(as) conter apenas os nomes das pessoas da manifestação de 19.12.2010 e dos membros da Frente Mlady presos no dia anterior. Ao mesmo tempo, ativistas convictos em conexão com o assim chamado ?Caso dxs Anarquistas da Bielorrússia? presos(as) durante a campanha eleitoral do presidente no poder permanecem em custódia.
Várias organizações de direitos humanos (como "Vesna") notam uma série de violações da lei e de violações no processo de investigação, os(as) acusados(as) não se declaram culpados e, no entanto, são sempre sentenciados a longos períodos de prisão.
É claro que as ações de que Anarquistas têm sido acusados(as) envolvem a violação da lei. Elas(es) são frequentemente associadas(os) com atos violentos contra a propriedade pública ou privada. Devido a isso, muitos defensores de direitos humanos não incluem anarquistas na lista geral de prisioneiras(os) políticas(os). Nesse sentido, gostaríamos de informar que a maioria das(os) presas(os) por "desordens de massa", por razões objetivas, cometeram atos violentos contra o Palácio do Governo ou policiais à paisana que provocaram uma briga no caso de Dashkevitch e Loban.
O fato de que antes da prisão Dedok, Franckevich e Olinevich eram desconhecidos das pessoas em geral como ativistas sociais não deveria afetar o nível do apoio a eles. Portanto, acreditamos que a distinção entre prisioneiras(os) políticas(os) "reais" e todos as(os) outros(as) está errada. Além disso, o fato de que as autoridades tentaram tirar de Dedok e Franckecitch sinais de perdão sugere que as autoridades mesmas os reconhece politicamente.
Também estamos preocupadas(os) que o caso das(os) jovens que atacaram a KGB em Bobruisk esteja fora da atenção pública. Evgeny Vaskovich, Artem Prokopenko e Pavel Syromolotov foram, cada um, sentenciadas(os) a 7 anos de prisão por este ato desesperado. Obviamente, esta é uma violação da lei e houve confissão, mas se deve pensar por que e em que condições políticas elas(es) agiram com essa forma de luta e protesto.
Quando toda discordância é vigiada, quando todas as tentativas de protestos pacíficos são brutalmente reprimidas, quando a liberdade de difusão de informação é virtualmente impossível, não há dúvidas de que as pessoas não vêem como continuar com ações pacifistas e de não-violência. Nós não as condenamos nem justificamos todos os seus atos; estamos preocupadas(os) que as autoridades reajam desproporcionalmente a tais violações. Uma pessoa foi condehttp://www.blogger.com/img/blank.gifnada a 7 anos de prisão por um pequeno dano na escada do prédio da KGB, gerando um dano total de 250.000 rublos bielorrussos [= R$ 60,00, ou seja sessenta reais], enquanto um assassinato ou um roubo podem gerar uma pena muito mais leniente.
Nós, as(os) abaixo-assinadas(os), pedimos o reconhecimento de Nikolay Dedok, Alexander Franckevich e Igor Olinevich como prisioneiros políticos e demandamos sua liberação e total reabilitação juntamente com outras(os) prisioneiras(os) por razões políticas. Também insistimos na revisão do "Caso do ataque da KGB de Bobruisk" e da sentença que Evgeny Vaskovich, Artem Prokopenko e Pavel Syromolotov estão cumprindo agora.

Assine a Petição AQUI!

INFORMAÇÕES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário