terça-feira, 11 de outubro de 2011

ENCONTRO INTERNACIONAL ANARQUISTA


De 9 a 12 agosto de 2012 será realizado em St. Imier, nas montanhas do Jura suíço, um encontro internacional entre várias vertentes libertárias, interessante a todo/as aquele/as que desejam conhecer ou saber mais sobre os diferentes movimentos anarquistas no mundo.

Este "Mundial do Anarquismo" é na verdade uma comemoração referente à primeira Internacional Antiautoritária, que foi organizada em 1872 em resposta à Internacional Marxista. Assim como o mundo, que mudou um pouco (pelo menos em alguns aspectos), as correntes libertárias também têm evoluído ao longo do tempo e este encontro será representativo disso. Uma coisa é certa: o tempo não diminuiu a opressão dos poderosos frente aos mais fracos. Esta jornada internacional apresentará distintos meios de resistência, de diversas formas.

A Federação do Jura:

A Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) foi fundada em 1864. De pronto, outras seções foram criadas - em La Chaux-De-Fonds, Le Locle, St. Imier, e no resto do Jura suíço. Muito/as trabalhadore/as que aderiram eram trabalhadore/as em suas próprias casas. Então tinham amor pela leitura, pela independência. Quando Bakunin vai à região em 1869, a visita é impactante. A convergência de idéias que eles descobrem irá tornar a Federação do Jura o pólo libertário da AIT, que se opôs à ala marxista. Enfurecido por essa oposição, Marx fez todo o possível para eliminar esta corrente e, em 1872, ele acreditava mesmo estar conseguindo. No Congresso de Haia, Marx providenciou um grande número de delegados afeitos a ele, dos quais boa parte eram representantes de seções inexistentes. Graças à essa maioria fictícia conseguiu que se votasse a exclusão permanente de Bakunin e James Guillaume (por pouco também Adhemar Schwitzguebel e todo/as delegado/as do Jura). Escandalizadas, as seções de tendência antiautoritária da AIT, notadamente Espanha, Itália, França, Bélgica, Estados Unidos, organizaram um Congresso em St. Imier, onde foram tiradas resoluções claramente libertárias. A AIT antiautoritária sobreviveria ao impacto marxista até o final do século.

140 anos após o Congresso de St. Imier, a exploração e a alienação do/as trabalhadore/as são ainda brutais. A ilusão marxista foi dissipada em vista às ditaduras comunistas dela decorrentes. O capitalismo vive de crise em crise - crise social, crise política, às quais se anexa a atual crise ecológica.

E o movimento anarquista?

Esses encontros internacionais, em agosto de 2012, serão uma oportunidade para realizar um balanço histórico do movimento anarquista, suas idéias, suas realizações, suas esperanças, suas derrotas; o que resta a ele hoje; os combates que são seus e aqueles que partilham com outro/as: antimilitarismo, antiracismo, antisexismo, autogestão, desaceleração econômica, educação, feminismo, internacionalismo, a não-violência, etc.

Uma série de workshops e eventos já estão previstos: palestras sobre história, conferências temáticas, teatro, concertos, exposições, filmes, feiras de livros, rádio, camping libertário, feira autogestionária e/ou de produtos orgânicos, oficinas, restaurações, etc.

Este evento internacional será público e se faz aberto a todo o movimento anarquista internacional, mas também a toda a população, sem discriminação. Zonas francas e preço livre serão promovidos para permitir que cada pessoa possa participar.

A comissão organizadora se reserva o direito de impedir a entrada deste ou daquele participante. As decisões serão tomadas com base nas idéias e práticas que nos são próprias e que são aquelas da Internacional Antiautoritária. A expressão e a manifestação de racismo, sexismo, xenofobia, homofobia e todas as formas de violência e discriminação não serão toleradas.

Com base no que foi dito, qualquer pessoa, estrutura ou organização pode pedir para aderir a esta iniciativa e sugerir locais para exposições, debates, palestras, performances, palestrantes, oficinas, etc. Estamos também à procura de voluntário/as!

Comissão Organizadora do Encontro Internacional do Anarquismo em St. Imier - 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário